Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Crimes diminuíram em fevereiro em Sousa e Pombal

Policial

Crimes diminuíram em fevereiro em Sousa e Pombal

Os dados são do NACE/SEDS e do Centro de Operações (COPOM) do 14º BPM. Os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Patrimoniais (CVP) apresentaram uma queda na região de Sousa-PB, no mês de fevereiro deste ano, num comparativo com o mesmo período de 2017.

Os dados são do NACE/SEDS (Núcleo de Análise Criminal e Estatística da Secretaria da Segurança e da Defesa Social) e do COPOM (Centro de Operações do 14º BPM).

Homicídios diminuíram 50% no período

De acordo com o NACE/SEDS foram registrados durante o mês de fevereiro deste ano, apenas 2 CVLIs na área do 14º BPM, contra 4 registrados em fevereiro de 2017, o que dá uma redução de 50%.

Os homicídios registrados foram: 1 na cidade de Sousa e outro na cidade de Pombal.

Nas cidades de Cajazeirinhas, São Bentinho, São Domingos de Pombal, Santa Cruz, São Francisco, Aparecida, Lastro, Vieirópolis, Marizópolis, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada não foi registrado nenhum CVLI no mês.

A sigla CVLI significa CRIMES VIOLENTOS LETAIS INTENCIONAIS e foi criada em 2006 pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com a finalidade de agregar os crimes de maior relevância social, pois além do homicídio doloso outros crimes também devem ser contabilizados nas estatísticas, referentes a mortes, tais como: o roubo seguido de morte (latrocínio), estupro seguido de morte, lesão corporal dolosa seguida de morte, entre outros. Ainda são contados os cadáveres encontrados, ossadas e confrontos policiais.

Roubos diminuíram 38,3% em fevereiro

Os crimes Violentos Patrimoniais (CVP) – roubos – também diminuíram na área do 14º BPM.

Segundo o COPOM, em fevereiro deste ano foram registrados 21 ocorrências de roubo na área, enquanto que em fevereiro de 2017 o número de atendimentos neste tipo de ocorrência foi de 34. O que representa uma queda de 38,3%.

Os municípios com maiores registros de CVP foram: Sousa, com 19 ocorrências; Pombal com 1 e Marizópolis também com 1.

No município de Sousa, os bairros (setores) com maior número de CVP foram, em ordem decrescente: Centro, Zona Rural, Jardim Iracema e São Gonçalo.

Considerando-se os dois primeiros meses desse ano, o número de roubos também apresenta queda em um comparativo com o primeiro bimestre do ano passado na área do 14º BPM. Este ano, foram registrados (em janeiro e fevereiro, ao todo, 50 ocorrências de roubo, enquanto que no mesmo período de 2017 foram registradas 68 ocorrências. Uma redução de 26,5% .

O tenente coronel Jurandy, comandante do 14º BPM, lembra que o trabalho ostensivo e as operações policiais integradas, realizadas com apoio dos setores de inteligência têm sido fundamentais para se atingir as metas de redução da criminalidade. “Há poucos dias, por exemplo, tivemos a operação “Maria Bonita” que prendeu 13 pessoas, apreendeu grande quantidade de drogas, armas e cumpriu mandados de busca e apreensão”, lembrou. O comandante acrescenta ainda que já são dois anos seguidos de redução de crimes contra a vida na área do 14º BPM.

Seção de Comunicação Social e Marketing Institucional do 14º BPM

Reporter PB

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Policial

TOPO