Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Crise do coco em Sousa

Política

Crise do coco em Sousa

A produção de coco está cada vez mais escassa na cidade de Sousa, no sertão do estado. A cidade conhecida como a da melhor água de coco do Brasil, vem passando por vários diversos problemas por causa da forte seca que já dura anos.

O programa Globo Rural da TV Globo, trouxe uma reportagem mostrando as dificuldades que os produtores e agricultores estão enfrentando, com a diminuição da produção de coco na região.  Sousa além de abastecer o Nordeste, também vendia para toda a região Sudeste e Centro-Oeste do país. No auge da produção, já se teve 1,2 mil hectares de área dominados pelos coqueirais, onde muitos agricultores sobreviviam com o cultivo e venda, que já chegou a mais de 120 mil cocos por dia.

Após a seca, a produção caiu quase 95%. Alguns comerciantes que vendiam o produto, hoje está tendo que comprar de outros estados para poder revender e não fechar o seu comércio.

Para voltar a ser a cidade pioneira na produção do fruto, mesmo com um bom inverno, Sousa terá que esperar vários anos para colher.

A previsão do tempo para o Sertão é de chuvas abaixo da média para os próximos três meses, segundo o relatório de um grupo que reúne vários institutos oficiais que lidam com estudos climáticos.

Diário do Sertão

 

 

 

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em Política

TOPO