Devido as poucas chuvas no ano de 2017, o açude de São Gonçalo, na região de Sousa vem secando assustadoramente. O manancial que tem a capacidade para armazenar 44.600.000 m³ de água, conta apenas com 6,08 %, já entrando no volume morto.
As poucas chuvas ocorridas neste ano de 2018 preocuparam a população que depende do açude para sobreviver. Temendo um colapso ainda maior pela falta do líquido precioso, na cidade de Sousa, o abastecimento de água é dividido por setores, e em cada setor, a população tem apenas 3 dias com água.
Segundo dados da Emater, a chuva registrada na cidade sorriso na noite de segunda-feira (08) foi de apenas de 07 mm.
A esperança do sertanejo é que o período de chuvas chegue o quanto antes na cidade, e possa armazenar o maior volume de água possível para tirar a população desse sufoco.
Segundo a previsão do físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, é de que a “maioria dos grandes açudes que abastecem cidades do semiárido dos estados da Paraíba, e alguns estados vizinhos como o Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e porção central do Piauí armazenem pouca água em 2018″.
O açude de São Gonçalo vem passando por uma grande reforma para a espera das tão esperadas águas da transposição do Rio São Francisco.
Diário do Sertão
You might also like
Leia mais sobre Política
Prefeituras do Médio Piranhas receberam segunda parcela de janeiro do FPM
O segundo repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de janeiro de 2021 foi feito aos municípios do Médio …
Ministério Público de olho na vacinação em Paulista e São Bento
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) também vai acompanhar e fiscalizar, de forma continuada, as políticas públicas voltadas à vacinação …
Cidades do Sertão seguem vacinando seus profissionais de saúde contra a Covid
Várias cidades do Médio Piranhas, região no Sertão da Paraíba deram início a acinação de imunização contra a Coid-19 nesta …