Nossas Redes Sociais

Clinton Medeiros

Clinton Medeiros

Resumo das ações culturais em 2017 em São Bento

Resumo das ações culturais em 2017 em São Bento

A Coordenadoria Municipal de Cultura de São Bento, divulgou um relatório de suas atividades realizadas em 2017. Nesse primeiro ano de gestão, a coordenadoria buscou se organizar internamente, realizando cadastros e solicitações como, a solicitação de um polo do PRIMA – Programa de Inclusão Através da Música e das Artes para São Bento, além de iniciar a entrada no mapa turístico estadual e nacional e a elaboração do Plano Municipal de Cultura. O objetivo é conseguir investimentos que venham a auxiliar na realização de eventos futuros.

Segundo o coordenador Márcio Gulino, foi importante também as participações em diversos eventos do quadro cultural da região, como no Fórum Internacional para a Cultura, Turismo e Vida saudável e o II Encontro Nordeste para a Elaboração dos Planos Municipais de Cultura, em João Pessoa, participação nos Arraias Juninos do município, cursos de capacitação, entre outros.

Durante todo o ano, foram realizadas atividades, movimentando e estimulando a produção artística e cultural do município como o I Concurso de Redação do Município, I Semana Cultural e Folclórica, realização de Saraus Poéticos e o I Fórum Municipal de Cultura, além da participação na organização da 1ª Expo Têxtil, feira de negócios, empreendedorismo e mostra de artigos têxteis.

 

QUADRO DE ATIVIDADES REALIZADAS EM 2017

 

PERÍODO ATIVIDADES

JANEIRO – Visita ao Museu João Moisés, administrado por Gildimar Freitas.

– Solicitação de um espaço maior para o Museu de São Bento.

FEVEREIRO – Envio de Ofício para a Secretaria de Cultura do Estado, solicitando um Polo do PRIMA – Programa de Inclusão Através da Música e das Artes para São Bento.

MARÇO – Participação pela primeira vez da Feira de Artesanato, em João Pessoa, com três representantes da comunidade Quilombola Contendas e uma da cidade.

ABRIL – Apresentações culturais no aniversário da cidade; Stand expondo o artesanato de Contendas, da cidade; apresentação de alguns poetas, artistas e fotógrafos mostrando os seus trabalhos e recital de poemas no palco principal.

– Início do cadastro para os artesãos do nosso município para fazer um levantamento sobre os mesmo e quais são as principais matérias que eles utilizam.

– Solicitação de entrada no curso On Line para desenvolver o PMC (Plano Municipal de Cultura).

MAIO – Participação de do Fórum Internacional para a Cultura, Turismo e Vida saudável, em João Pessoa. Iniciamos a entrada do mapa turístico do estado e do Brasil.

JUNHO – Participação em todos os Arraias promovidos pelas escolas do município.

– Entrada no curso a distância para a elaboração do PMN, estudos esses que irão até dezembro.

JULHO – Continuidade dos festejos juninos e elaboração do I Concurso de Redação do Município, através da ideia de Josiana e Rafael, ambos historiadores e com a colaboração do secretário de educação, Raimundo Maia.

AGOSTO – Visita do Secretário de Cultura do estado, Lau Siqueira, que na oportunidade foi conhecer a comunidade quilombola Contendas e lançar a plataforma Cultural da Paraíba na nossa cidade, dando assim uma grande oportunidade aos artistas da nossa terra.

– I Semana Cultural e Folclórica da cidade, nos dias 22,23,24 e 25 de Agosto com apresentações de projetos como: Leitura na Calçada no bairro Beira Rio (rua do Rio), Cinema popular no Auditório do shopping das redes, peça de teatro apresentada pelos alunos da escola técnica e apresentação de um coral de Libras da cidade de Belém de Brejo do Cruz e um grande Sarau Poético.

SETEMBRO – A I ExpoTêxtil nos dias 6,7,8 e 9 com algumas apresentações culturais, apresentação de teatro do grupo Poesiar, I Concurso de Redação e entrega da premiação dos ganhadores.

OUTUBRO – Reunião com os artesãos para a emissão da carteirinha do artesão.

– Envio do ofício solicitando uma visita do Curador para realizar os testes para a carteirinha do artesão.

– 2° Encontro Nordeste para a Elaboração dos Planos Municipais de Cultura, em João Pessoa. Contou com as participações de membros da Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

– 2° Sarau Poético em comemoração ao dia do Livro.

NOVEMBRO – I Fórum Municipal de cultura, ministrado pelo professor Dr. Lourival de Andrade Júnior, do departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o objetivo de discutir com a sociedade o PMC (Plano Municipal de Cultura) que tem vigência de 10 anos.

Ascom

Clique para comentar

Deixe seu comentário

Mais Notícias em

TOPO
%d blogueiros gostam disto: